Criar uma Loja Virtual Grátis
BRETÃO FORTE ATÉ NO NOME
BRETÃO FORTE ATÉ NO NOME

A origem da raça Bretão teve início em 1830 na França, mais precisamente na região da Bretanha ( Noroeste da França ) sendo que o livro genealógico iniciou-se em 1909 e hoje é controlado pelo Syndicat des Eleveurs du Cheval Breton , que a partir de 1950 começou a marcar à fogo os animais inscritos no livro com a figura estilizada de um armiño (arma branca, semelhante a uma espada) na tábua esquerda do pescoço.

O cavalo foi trazido para o Brasil face iniciativa do Exército, que precisava do animal para puxar os equipamentos de artilharia.
As primeiras importações ocorreram provavelmente em 1927 pelo Estado de São Paulo, através da vinda do garanhão Breslau, destinado ao antigo Haras Paulista de Pindamonhangaba.
Entre 1932 e 1956, o Exército Brasileiro importou perto de cem reprodutores para as Coudelarias de Tindiqüera-PR, de Rincão-RS, Pouso Alegre-MG e Campo Grande-MS, sendo que os serviços e manejo ficaram concentrados na Coudelaria de Tindiqüera por ter melhor clima para adaptação dos importados .